Em 2019 as vendas globais de equipamentos – PC´s, tablets e telemóveis – totalizarão 2,2 mil milhões de unidades, uma descida de 3,3% ano após ano, sendo o pior caso o dos telemóveis.
"O mercado atual de smartphones, com 1,7 mil milhões de vendas, está 10% abaixo do valor alcançado em 2015", afirma Ranjit Atwal, diretor de research da Gartner, que lembra que se os telemóveis não trazem valor adicionado, eficiência ou experiências, os utilizadores não vão querer fazer upgradesm e isso tem consequências no aumento do tempo de vida útil dos equipamentos, reduzindo as vendas.
Quanto às vendas de telemóveis 5G, a consultora prevê que estas vendas representem 6% do total de vendas em 2020, chegando até aos 51% até 2023.
“Assim que a cobertura do 5G aumentar, a experiência do utilizador irá melhorar e os preços diminuirão. O salto ocorrerá em 2023”, explica o diretor de investigação da Gartner, Ranjit Atwal.
Neste relatório, os dados da consultora indicam ainda que a duração de um telemóvel de gama alta aumente de 2,6 anos para quase 2,9 anos em 2023.
Em abril deste ano, a Gartner já tinha previsto que a venda de computadores e smartphones iam estagnar em 2019.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários