Nas últimas semanas os jogadores que utilizam o serviço online da PlayStation têm estado privados do acesso à plataforma, na sequência de um ataque informático. A Sony admitiu entretanto que o ataque comprometeu serviços da PlayStation Network e acabou por desligar o acesso a este canal de jogos e conteúdos online, alertando os clientes para a possibilidade de terem sido capturados dados seus durante o ataque.


Este fim-de-semana a fabricante veio assegurar que estavam reunidas as condições para o relançamento progressivo do acesso à plataforma e detalhar uma iniciativa de descontos e acesso gratuito a algumas das ofertas habitualmente pagas.


Face às últimas novidades até parecia que a Sony tinha posto termo às más notícias. Mas não, hoje tem mais uma. A investigação que a fabricante começou logo depois de ter identificado o ataque começou a produzir resultados e as primeiras conclusões foram hoje reveladas.


No universo da Sony Computer Entertainment, empresa responsável pelo desenvolvimento e comercialização de jogos online para várias plataformas, incluindo a PS3, PC e dispositivos móveis, podem ter sido comprometidos os dados de 24,6 milhões de utilizadores, admite a Sony.


Destes utilizadores, os atacantes ficaram a saber números de telefone, moradas, nome, data de nascimento e passwords de acesso ao serviço. Neste universo há ainda um grupo de 12,7 mil utilizadores de contas fora dos Estados Unidos cujos números de cartões de crédito e datas de validade foram acedidos pelos atacantes. Os códigos de segurança dos cartões de crédito ficaram a salvo, garante a Sony.


Há igualmente um grupo de 10,7 mil contas com sistema de débito directo activo também comprometidas, relativas a clientes na Áustria, Alemanha, Holanda e Espanha.
Tal como já tinha referido, a Sony confirma que o ataque à infra-estrutura da SCE ocorreu entre 16 e 17 de Abril. A investigação continua e os afectados pelo problema serão directamente contactados pela empresa.



A Sony Online Entertainment gere títulos como EverQuest, Free Realms ou DC Universe Online, só para citar alguns exemplos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.