Em 2010 o mercado deverá receber uma nova edição do computador de baixo custo da One Laptop Per Child, organização liderada por Nicholas Negroponte. Esta segunda geração ficará marcada por diferenças significativas face à primeira, sobretudo ao nível do design.
O XO-2, como já é chamado, deverá ter metade do tamanho do actual XO, será mais leve e terá uma aparência menos infantil. Outra diferença será o duplo ecrã táctil articulado entre si.
http://imgs.sapo.pt/gfx/450724.gif
O consumo energético do equipamento também será melhorado, reduzido o nível de electricidade necessário para garantir o seu funcionamento, da mesma forma que o preço. Prevê-se que ronde os 75 dólares, embora se saiba que também na versão anterior havia desde o início uma estimativa de preço que, pelo menos até à data, ainda não foi possível atingir. Os 100 dólares que até acabaram por dar segundo nome ao projecto, também muito conhecido por laptop de 100 dólares.
A OLPC, que divulgou as informações relativas à segunda geração do equipamento, juntamente com algumas imagens, sublinha que a nova estimativa de preço tem em conta espectáveis melhorias ao nível do hardware, software e processadores, que garantirão a meta.
http://imgs.sapo.pt/gfx/450725.gif
Depois de muita especulação o OLPC acabou por chegar ao mercado apenas em Novembro do ano passado e desde então vendeu cerca de 600 mil equipamentos. Antes da chegada da segunda geração de equipamentos será lançada uma versão 1.5, que mantém o design da primeira, mas elimina algumas componentes e reduz o preço. Será lançada no primeiro semestre do próximo ano.
http://imgs.sapo.pt/gfx/450726.gif
Notícias Relacionadas:
2008-01-07 - One Laptop per Child pode trazer XO para a Europa
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários