O E-Railmap foi o projecto seleccionado pelo júri do Prémio Eureka Innovation Days, ganhando um financiamento de 10 mil euros que deverá ser empregue para promover o produto que já está a ser comercializado. Este projecto foi seleccionado entre 19 candidaturas apresentadas esta edição do prémio.

A entrega do prémio foi um dos pontos altos da conferência ministerial Eureka que reuniu em Lisboa representantes e ministros dos 38 países membros desta rede europeia de investigação e desenvolvimento de tecnologia, que no último ano foi liderada por Portugal.

O E-Railmap - Electronic Railmap of Europe foi desenvolvido pela empresa checa JERID e conta com parceiros alemães e austriacos. O projecto consiste num mapa electrónico dos caminhos de ferro na Europa, com objectos estáticos e dinâmicos, e permite maior eficiência na organização logística das redes.

O desenvolvimento foi iniciado em Março de 2004 e durou até 2007, estando neste momento o produto em comercialização, contando já com cerca de 800 clientes.

Ontem já tinham sido divulgados os três finalistas para este prémio de inovação, que incluiam o projecto The Development Of Goengine Demonstrators, que desenvolveu uma tecnologia que permite reduzir em 40% o consumo de combustível em automóveis, além do OMS-Obesity, de investigação sobre a utilização de uma dieta rica em Omega 3 para combater a obesidade.

Lino Fernandes, presidente da Agência de Inovação - que organiza a presidência de Portugal no Eureka -, explicou à margem da conferência que este Prémio Eureka é novo, integrando um conceito de selo de inovação que a rede quer transmitir, galardoando entidades que já têm produtos no mercado e apoiando a assim a sua promoção. Esta foi uma das propostas da presidência portuguesa da rede Eureka, que quer também promover a ideia de realização de uma feira no encerramento das conferências para mostrar os projectos apoiados pela rede.

A conferência da ministerial Eureka decorreu a par das 4as Jornadas de Inovação que se mantêm até amanhã na FIL para mostrar os projectos mais inovadores que se desenvolvem na Europa. Numa área dedicada a projectos financiados pelo Eureka estão em exposição 57 iniciativas desenvolvidas empresas e entidades de investigação, entre as quais se incluem os premiados.



Fátima Caçador