Um estudo apresentado hoje pela IDC apura que 90% das empresas portuguesas já levou a cabo ou está neste momento a realizar processos de transformação do negócio.



A conclusão resulta de um inquérito feito às 300 maiores empresas portuguesas (do sector público e privado) e revela que a redução de custos e o objetivo de ganhar competitividade estão entre as principais razões para investir.



Responder a necessidades regulatórias e a mais concorrência no mercado doméstica também concorrem como fatores para justificar os esforços de transformação do negócio.



Na prática, esta transformação faz-se pela aposta em novas áreas geográficas, pela inovação de produto e dos serviços, ou dos próprios processos de negócio. As TIC assumem um papel fundamental neste esforço, como reconhecem 60% dos inquiridos. O maior contributo está em permitirem o alinhamento de projetos e atividades com os objetivos de negócio.



No estudo apresentado pela IDC também são apontados obstáculos aos processos de transformação do negócio, como a "escassez de recursos humanos para implementar a mudança, a inexistência de coordenação entre funções e o processo burocrático de decisão".



Já no que se refere ao uso das TIC ao serviço da transformação do negócio, a IDC aponta como principal limitação a perceção desta utilização como uma sobrecarga de trabalho, aspeto sublinhado por 64% dos inquiridos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

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