
Um estudo apresentado hoje pela IDC apura que 90% das empresas portuguesas já levou a cabo ou está neste momento a realizar processos de transformação do negócio.
A conclusão resulta de um inquérito feito às 300 maiores empresas portuguesas (do sector público e privado) e revela que a redução de custos e o objetivo de ganhar competitividade estão entre as principais razões para investir.
Responder a necessidades regulatórias e a mais concorrência no mercado doméstica também concorrem como fatores para justificar os esforços de transformação do negócio.
Na prática, esta transformação faz-se pela aposta em novas áreas geográficas, pela inovação de produto e dos serviços, ou dos próprios processos de negócio. As TIC assumem um papel fundamental neste esforço, como reconhecem 60% dos inquiridos. O maior contributo está em permitirem o alinhamento de projetos e atividades com os objetivos de negócio.
No estudo apresentado pela IDC também são apontados obstáculos aos processos de transformação do negócio, como a "escassez de recursos humanos para implementar a mudança, a inexistência de coordenação entre funções e o processo burocrático de decisão".
Já no que se refere ao uso das TIC ao serviço da transformação do negócio, a IDC aponta como principal limitação a perceção desta utilização como uma sobrecarga de trabalho, aspeto sublinhado por 64% dos inquiridos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Google Maps faz 20 anos a guiar-nos por todo o lado. Estes são os locais favoritos em Portugal -
App do dia
Rainbow Weather: uma app para prever a chuva com rigor graças à IA -
Site do dia
Notepad ajuda a manter as notas sempre à mão sem sair da navegação online -
How to TEK
O som das notificações de mensagens no smartphone é um incómodo? Saiba como desligar no iPhone
Comentários