A Ubuntu Orange Box é na verdade um cluster de servidores pensado para a mobilidade, com um formato, dimensão e peso (32Kg) suficientemente reduzidos para que possa ser guardado ou transportado como se uma normal mala de viagem se tratasse, se necessário.

Descrita como um HDK - o equivalente a um SDK (Software Development Kit), mas de hardware -, a caixa foi desenhada para apoiar o desenvolvimento de soluções de cloud computing.

Dentro da caixa laranja há 10 micro servidores da Intel cada um com um processador i5-3427U de quatro núcleos, de arquitetura Ivy Bridge, um chip gráfico Intel HD Graphics 4000, 16GB de RAM DDR3, 128GB SSD e uma porta Gigabit Ethernet.

Além disso, o primeiro servidor conta com um adaptador Wi-Fi e um disco rígido de 2TB. Os servidores estão ligados entre si por um switch.

Tudo somado, resulta num sistema de 40 núcleos, 160GB de RAM e 1,2TB de armazenamento SSD, com o Ubuntu 14.04 LTS e com o OpenStack IceHouse instalados de origem.

As aplicações para a nuvem na caixa podem ir desde um servidor cloud de improviso numa zona de calamidade, a um sistema para formação que pode ser transportado de escola para escola.

A Ubuntu Orange Box será uma opção interessante para empresas que queiram criar a sua própria nuvem. O preço da caixa começa nas 7.575 libras, podendo aumentar consoante opções de configuração extra. Pode ser comprada a partir do site da Tranquil.

Para as empresas que gostariam de poder avaliar o sistema antes de despenderem d e tal investimento, a Canonical organizou um "programa de arrendamento" durante duas semanas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.