As previsões desportivas têm muito pouco de científico. E num desporto tão surpreendente quanto o futebol, mais difícil é acertar no resultado. O fenómeno tem, no entanto, vários adeptos e antes de cada competição internacional é já costume ouvirmos histórias de animais que, aparentemente, têm um dom para a adivinhação. Quem não se lembra do polvo Paul e dos seus prenúncios, antes de cada jogo da seleção alemã durante o Mundial de 2010?

Atualização de World Cup 2018 será gratuita para quem tem FIFA 18
Atualização de World Cup 2018 será gratuita para quem tem FIFA 18
Ver artigo

Mas não é só o reino animal que é dado a previsões futebolísticas. No universo tecnológico, as empresas também têm por hábito colocar os seus sistemas de simulação a resolver o exercício. A EA, autora do título de futebol mais popular da indústria dos videojogos, é uma das que quer registar a sua aposta.

De acordo com a simulação realizada com recurso ao FIFA 18, Portugal não virá da Rússia com o caneco na mão. Em vez disso, o jogo determinou que a França vai vencer o Campeonato do Mundo de Futebol deste ano. A final vai ser disputada contra a Alemanha, e a vitória só será alcançada nos penalties. Os gauleses vão marcar em todas as ocasiões, ao passo que os alemães só vão conseguir concretizar quatro remates.

Um dos factos curiosos desta previsão, sublinha a imprensa internacional, é que a Alemanha não perde uma disputa por penalidades desde 1976. A simulação prevê ainda que o francês Antoinne Griezmann seja o melhor marcador da competição.

A concretizar-se a "profecia", Portugal cairá nos oitavos de final ante o Uruguai. A Argentina também não conseguirá ultrapassar esta fase, uma vez que perderá 1-0 contra a França.

Apesar de esta ser apenas uma forma criativa de promover a última atualização do FIFA 18, que passou a contar com todas as seleções, estádios, equipamentos e logos do Mundial 2018, a EA tem um histórico favorável no que toca a previsões desportivas - em 2014, a empresa previu corretamente que a Alemanha venceria o Mundial desse ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.