A Panda Security anunciou esta semana uma transformação de identidade que, além de marcar a celebração de um quarto de século de existência, marca uma viragem na estratégia da empresa. Os novos objetivos da tecnológica passam pela simplicidade, eficácia e inovação das soluções, oferecendo ao consumidor final uma maior segurança na navegação online.

[caption]Nome[/caption]

"Inovação, visão e talento": é esta a mudança que a Panda Security se compromete a fazer ao longo dos próximos cinco anos com o novo plano estratégico. Tal como explicou Nuno Reis, gestor da marca em Portugal, as modificações irão resultar numa "simplificação de temas atualmente muito complexos na indústria da segurança informática e nos comportamentos que os utilizadores assumem na informação que recebem via Web".

Para além de um novo logótipo e de uma nova forma de comunicação, a Panda Security irá trazer serviços que, segundo disse Nuno Reis ao TeK, deverão estar disponíveis no primeiro trimestre deste ano. "Vamos complementar as deteções que estão a ser feitas até hoje com novas tecnologias que têm como base o bom comportamento por parte dos utilizadores e a deteção de código fidedigno. Este é o primeiro passo", acrescentou.

A fórmula não passa por identificar o que é mau, mas sim o que é bom

O tema da segurança na Internet é algo que tem feito correr muita tinta na imprensa. Para além de um 2014 especialmente negativo, em que gigantes como a Google, Apple, Sony e Microsoft sofreram "na pele" ataques informáticos, estas falhas deixam expostos dados privados dos utilizadores mais desatentos.

"O número de assinaturas aos antivírus é inferior ao número de aparecimento de novos códigos maliciosos, e por isso é uma guerra que não pode ser ganha", diz Nuno Reis.

Para combater estas insuficiências do mundo online, a Panda Security irá aplicar uma estratégia que "não passa por conhecer novos códigos maliciosos [malware] mas por conhecer novos códigos fidedignos [goodware]. Se aparecer um novo vírus, o facto de não ser reconhecido como um código fidedigno não deverá ser permitido por uma determinada rede".

Esta tática de construção de uma "white list" irá ter o apoio permanente de técnicos que "analisam os códigos para aumentar o nível de deteção que irá rondar os 100%".

A tecnologia melhora, mas não é perfeita

Grande parte dos antivírus existentes no mercado baseiam-se em serviços automáticos, mas a tecnologia é otimizada e aprimorada a um nível bastante rápido, trazendo falhas subjacentes que poderão não estar contempladas nos software dirigidos à segurança informática. É aqui que a Panda Security presta especial atenção, valorizando também o lado "humano".

Com exigências cada vez maiores "ao nível do correio eletrónico, pesquisas na web, e o controlo das redes wireless", existe "uma componente humana que não pode ser substituída" e que é essencial na satisfação do cliente, salienta o executivo da subsidiária portuguesa.

A Panda Security planeia também apresentar novas atualizações em relação às soluções disponíveis nas plataformas móveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.