Nos EUA, as bolas de basebol voltaram a voar. Tal como em quase todo o mundo, os jogos são à porta fechada, uma vez que a pandemia assim o obriga, mas os fãs que assistirem às partidas através da Fox Sports, terão a sensação contrária. Para devolver o entusiasmo ao desporto, o canal norte-americano não só vai simular o som que normalmente emana das bancadas, como vai enchê-las de adeptos virtuais, renderizados digitalmente. Nos estádios, as equipas terão também direito aos efeitos sonoros que simulam a presença de adeptos. O áudio que será utilizado foi retirado da série de videojogos MLB: The Show.

"Acreditamos que o público faz parte da transmissão televisiva [...] por isso, quisemos encontrar uma solução [que permitisse compensar a sua ausência física]", explicou Brad Zager, produtor executivo da Fox Sports. "Não queremos enganar ninguém [...] mas dar às pessoas uma sensação de normalidade", disse.

Durante a transmissão, o canal poderá ajustar a dimensão do público nas bancadas, que tipo de roupa têm vestida (para que haja harmonia com o tempo que se faz sentir durante a partida) e qual a percentagem de adeptos da equipa da casa face aos da equipa visitante. Desta mancha de adeptos virtuais, podemos também esperar alguns apupos, gritos de apoio e até a clássica "onda".

Para já, só os jogos de basebol transmitidos na Fox terão direito a plateia virtual, mas Zager afirma que a tecnologia poderá vir a ser aplicada noutras transmissões. "Se sentirmos que estamos a fazer isto bem, vamos aplicar este sistema noutros desportos", promete.

Em Portugal foi desenvolvido um projeto semelhante para os estádios de futebol, e já foi aplicado também na Sport TV. Chama-se Global Stadium e foi desenvolvido pela empresa portuguesa YD Entertainment, permitindo aos utilizadores escolherem ouvir palmas, cânticos e outros ruídos normais dentro de recintos desportivos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.