A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento assina hoje mais dois protocolos para diversificar a oferta de formação no âmbito do programa Academias TIC no Ensino Superior.

O projecto, criado com o objectivo de garantir a oferta de formação profissionalizante em diversas áreas das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ganha assim dois novos parceiros, a SAS e o LPI - Linux Professional Institute, especializadas na formação em tecnologias de análise de negócio e certificação de conhecimentos em Linux, respectivamente.

A SAS é uma multinacional especializada em software analítico e serviços de consultoria, sendo um dos principais fornecedores independentes no mercado de business intelligence. A empresa irá colaborar com "acções de formação prática e certificação profissional em software avançado de análise de negócio da empresa, com aplicação nas áreas da engenharia, economia, medicina, marketing, energia, ambiente e ciências sociais, entre outras", lê-se em comunicado à imprensa.

O LPI fornece formação e certificação de competências profissionais na utilização de sistemas Linux, tecnologias open source e software livre, ficando prevista através da parceria a utilização gratuita do sistema LPI e condições facilitadas na formação e certificação de formadores e formandos, explica a mesma fonte.

Os protocolos para as novas colaborações são assinados no âmbito das actividades em Portugal da 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), uma iniciativa da comunidade europeia que tem como objectivo promover acções de sensibilização para a importância do desenvolvimento de competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Em Portugal, as actividades incluem ainda 15 acções de divulgação e dinamização em escolas do Ensino Superior e mais de 130 acções gratuitas de promoção de competências em Espaços Internet.