A Google não quer concorrer diretamente com o Windows da Microsoft ou com o Mac OS X da Apple. A Google quer percorrer o seu próprio caminho e dar resposta a necessidades muito específicas com o Chrome OS. Mas a realidade mostra que o ecossistema tem evoluído a bom ritmo e o mais recente Chromebook a ser apresentado mostra isso mesmo.



A Acer vai trazer para o mercado o Chromebook 15, que tal como o nome indica vem apetrechado com um ecrã de 15,6 polegadas. É o maior dos Chromebook disponíveis até à data e traz mais uma opção de compra para a linha de produtos Chrome OS.



Apesar de os Chromebook até aqui apresentados terem preços convidativos, traziam sempre ecrãs de pequenas dimensões. Havia já um portátil com ecrã de 14 polegadas, cortesia da HP, mas aquele que é um dos tamanhos mais comuns nos portáteis Windows continuava sem existir na plataforma da Google.



Por 250 dólares, cerca de 210 euros, os utilizadores levam um computador com ecrã HD, 16GB de armazenamento interno, 2GB de RAM e processor Nvidia Tegra K1. Em alternativa será possível escolher o mesmo equipamento mas com ecrã Full HD, armazenamento de 32GB, 4GB de RAM e Intel Core i3 de quinta geração, não sendo certo qual o preço da variante mais potente do computador.

Ao nível da conectividade estão garantidas portas USB 3.0, USB 2.0 e HDMI. Quanto à bateria estão prometidas oito horas de autonomia.



O Acer Chromebook 15 foi apresentado na Consumer Electronic Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que está a decorrer em Las Vegas, nos EUA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico