A Acer ultrapassou a Dell e passou a ocupar a segunda posição do pódio mundial do fabrico de PCs, segundo os dados da IDC para o terceiro trimestre de 2009, um período em que as vendas estiveram fortes, alimentando esperanças de recuperação.

O número de PCs vendidos entre Julho e Setembro superou em 2,3 por cento o total registado em igual período do ano passado, situando-se nos 78,1 milhões de unidades.

As vendas da actual líder de mercado HP cresceram 9,3 por cento, segundo a IDC, dando à fabricante uma quota de mercado de 20,2 por cento.

O destaque vai contudo para a Acer que beneficiando da popularidade dos netbooks, conseguiu que as suas vendas crescessem 25,6 por cento, arrecadando a segunda posição do ranking, com 14 por cento do sector.

Entre as cinco principais fabricantes, a Dell foi a única a registar quebra de vendas, com a Lenovo e a Toshiba a manterem respectivamente o quarto e quinto lugares da tabela.

Segundo a IDC, Acer e HP beneficiaram das políticas agressivas de preços adoptadas e do aumento da procura por parte dos consumidores para arrecadar mercado. A Dell por sua vez terá sido prejudicada pela estratégia de contenção das empresas.

A consultora considera muito significativo o desempenho do mercado de PCs neste terceiro trimestre, principalmente porque apresentou crescimento face a um período de boa prestação.