Além de ter refrescado a linha de computadores de gaming e profissionais, a Acer também apostou num novo mercado, o das bicicletas elétricas. O seu primeiro modelo é a Acer ebii, desenhada para mobilidade urbana, potenciada por inteligência artificial que se adapta às condições de utilização, assim como o desempenho a pedalar. A fabricante diz que a sua aplicação adaptativa de comando ebiiRide permite ajustar o consumo da bateria em função da distância a percorrer, de forma a garantir que os utilizadores chegam ao seu destino.

O modelo adapta-se automaticamente às condições da rota, ao desempenho do utilizador a pedalar, assim como outras preferências do utilizador. Promete dessa forma uma bateria com mais autonomia, ao mesmo tempo que oferece um chassis mais leve, num design minimalista.

“À medida que os viajantes urbanos procuram opções mais convenientes, seguras e ecológicas, a assistência de IA e características de segurança inovadoras da Acer ebii impulsionam-nos a ir mais longe, e mais depressa”, salientou Jerry Kao, Co-COO da Acer. O controlador inteligente da bicicleta promete ser o segredo do modelo, dirigindo diversas funções do veículo. A bicicleta pode atingir 25 km/h, através de condução assistida.

Veja na galeria imagens da bicicleta ebii:

Durante as viagens, o controlador utiliza a sua tecnologia de IA para ajustar automaticamente a potência do motor de modo a proporcionar uma utilização sem esforço com base na pedalada dos utilizadores e no ambiente de percurso. A bicicleta alimenta-se ainda de big data, recolhendo dados dos contributos dos utilizadores através da sua aplicação de apoio ebiiGO. Pode conectar a bicicleta ao smartphone e verificar percursos recomendados, autonomia da bateria, velocidade, definições de desbloqueio automático e outros aspetos durante as viagens.

A aplicação oferece três modos de viagem, desde o Eco para poupar energia, o My ebii para equilíbrio inteligente e o Boost para quem precisa de potência na estrada. A sua bateria é amovível e promete autonomia para até 110 quilómetros. Carrega 100% da bateria em 2,5 horas. A bateria pode ser facilmente removida da bicicleta e ser utilizada como Power Bank para alimentar outros equipamentos.

CES 2023: Acer revela computadores e monitores de gaming com processadores de nova geração
CES 2023: Acer revela computadores e monitores de gaming com processadores de nova geração
Ver artigo

A bicicleta tem um farol e luz traseira que acendem automaticamente no escuro, prometendo nunca deixar o utilizador “às escuras”. Tem também um sensor de radar de aviso de colisão traseira, montado sob o banco para alertar o condutor de outros veículos que se aproximam por trás.

A Acer ebii chega ao mercado em setembro, com preços a partir dos 1.999 euros.