Surpreendendo a indústria, a Computer Associates International veio recentemente confirmar ter adquirido licenças ao SCO Group para utilizar o sistema operativo livre Linux.



Membro fundador de uma organização industrial de apoio à utilização livre e gratuita do Linux, a empresa afirma que embora tenha adquirido as licenças, não pagou por elas e nunca o fará, já que só aderiu ao programa de licenciamento como parte de um acordo para pôr termo a um processo judicial movido pelo Canopy Group, um dos maiores investidores da SCO.



"Por alguma razão a SCO está a tentar associar a CA à sua posição", afirma-se num comunicado emitido pela CA. " Discordamos veementemente das táticas da SCO, destinadas a intimidar e a ameaçar os clientes", refere-se no mesmo documento, citado pela Reuters.



Mark Barrenechea, vice-presidente da área de desenvolvimento de produto da CA, havia dito recentemente que as licenças da SCO não foram compradas, fazendo antes parte do acordo estabelecido em Agosto passado entre a CA e a Canopy para pôr termo a um processo judicial onde a CA foi obrigada a pagar 40 milhões de dólares por ter violado o contrato celebrado com a outra empresa.



A SCO, que reclama direitos sobre o Linux por supostamente utilizar ilegalmente partes do Unix, tem vindo a processar em tribunal distribuidores e utilizadores empresariais do sistema operativo livre. Ainda na semana passada a empresa alargou a sua batalha judicial com os casos contra a AutoZone e a DaimlerChrysler (ver Notícias Relacionadas).



Segundo a SCO, são pelo menos quatro as empresas que aderiram ao seu programa de licenciamento para utilização do Linux, onde inclui a CA.



Notícias Relacionadas:

2004-03-04 - SCO processa DaimlerChrysler enquanto juiz do caso IBM quer ver mais código

2003-03-03 - SCO processa retalhista de peças automóveis por violação de direitos de autor do Unix

2004-01-16 - SCO internacionaliza licenças para utilizadores de sistemas Linux