Já está disponível a actualização que a Apple prometeu para fazer face às preocupações dos clientes com as informações sobre localização geográfica registadas pelos seus dispositivos móveis.

De acordo com a fabricante, com o iOS 4.3.3 será reduzido o tamanho da cache com informações sobre os pontos de acesso Wi-Fi e antenas nas imediações do equipamento, deixará de ser feito o backup desta informação para o iTunes.

A informação guardada nessa cache do dispositivo móvel passa também a ser apagada de cada vez que os serviços de localização são desligados pelo utilizador.

As correcções surgem uma semana depois de a Apple ter vindo publicamente esclarecer que os dados guardados nos telefones não diziam respeito à localização deste, mas antes a informações de uma base de dados partilhada de pontos Wi-Fi e antenas na mesma zona do telefone.

A tecnologia destina-se a melhorar a velocidade resposta dos serviços baseados na localização, explicava a empresa, admitindo no entanto que um "bug" levou a que a informação fosse guardada durante mais tempo que o suposto e a maior do que devia, e ainda a que os dados não se encontrassem devidamente encriptados.

A actualização agora disponível para download através do iTunes vem corrigir os dois primeiros problemas, tendo ficado prometida para a próxima versão do iOS a encriptação total dos dados guardados no telefone.

iPhone e iPad estiveram debaixo de fogo nas últimas semanas, depois de investigadores terem afirmado que os dispositivos móveis da marca com ligação 3G registavam a localização geográfica dos utilizadores num ficheiro que, para além de guardado no telefone (ou iPad) era transferido para o computador e actualizado de cada vez que o utilizador fazia a sincronização entre os equipamentos.

Na altura, os cientistas lançaram mesmo uma aplicação com um mapa onde os utilizadores podiam acompanhar as coordenadas geográficas registadas pelos aparelhos, mas alguns dias depois de instalada a polémica a Apple veio explicar que as coordenadas não eram da localização dos equipamentos, mas antes de hot spots e antenas nas proximidades deste. Ainda assim, admitiu ser necessário garantir mais segurança para essa informação.