Está disponível a partir desta segunda-feira para download uma nova versão do sistema operativo móvel da Apple. O iOS 4.2 destina-se essencialmente ao iPad, ao qual traz mais de 100 novos recursos, e integra, tal como previsto, suporte em português.

Depois da disponibilização, em Setembro, da versão 4.1 do sistema operativo móvel destinada aos iPhones e iPod Touch, a versão agora lançada acrescenta ao tablet funcionalidades como a capacidade de realizar múltiplas tarefas em simultâneo, organizar aplicações em pastas - através do Folders - e uma gestão de emails melhorada, com uma nova caixa de correio unificada.

Os dispositivos passam também a contar com o Game Center, uma espécie de rede social para jogos, onde será possível desafiar e jogar contra outros amigos, publicar resultados, etc.

Já uma outra funcionalidade, a AirPrint, permite imprimir documentos via wireless, eliminando a necessidade de drivers, com recurso a modelos de impressoras da HP, como a Photosmart, a LaserJet Pro e a Officejet. Os utilizadores do iPad, iPhone e iPod Touch terão apenas de clicar no dispositivo para imprimir remotamente os seus documentos ou fotografias em impressoras que suportem a nova função.

A funcionalidade de localização de dispositivos (Find My iPhone, iPad ou iPod Touch)pode ser agora utilizada sem uma subscrição MobileMe. A aplicação de segurança pode ser descarregada num download gratuito, a partir da App Store, e permite que os utilizadores localizem o seu tablet ou telefone desaparecido num mapa, fazendo com que este mostre uma mensagem e emita um som. Os utilizadores podem até bloquear remotamente ou apagar dados do seu dispositivo desaparecido para proteger a privacidade.

Entre as restantes funcionalidades oferecidas pelo iOS 4.2, a Apple destaca igualmente a capacidade de encontrar e iluminar palavras específicas em páginas Web no Safari; melhor suporte empresarial, para que as empresas possam usufruir de maiores funcionalidades de segurança, novas capacidades de gestão do dispositivo e melhor integração com a empresa, além de melhorias de acessibilidade.

A nova versão do sistema operativo traz suporte para mais 25 idiomas ao iPad, incluindo, interface e menus em português, uma característica há muito desejada e que se espera possa, finalmente, abrir caminho à esperada comercialização do tablet em Portugal, um lançamento que a Apple tem tardado em anunciar.

Nota de redacção: A notícia foi alterada para tornar perceptível que a nova versão do iOS traz funcionalidades ao iPad, que por sua vez já tinham sido disponibilizadas para o iPhone e para o iPod Touch com a versão 4.1.