Hoje, sexta-feira, comemora-se o dia dos administradores de sistemas. Geralmente, estes são os indivíduos responsáveis por manter um sistema informático multi-utilizador. Pode não os conhecer pessoalmente, mas quando o seu computador bloqueia, os administradores de sistemas são aqueles que, do outro lado do telefone, o ajudam a sobreviver a um ataque de nervos e a resgatar o seu PC do que na gíria se chama de "blue screen of death".



O responsável pela ideia deste dia em honra dos administradores de sistemas, comemorado anualmente na última sexta-feira de Julho, foi o norte-americano Ted Kekatos. Pomposamente apelidada de System Administrator Appreciation Day, esta data serve para relembrar o esforço e a dedicação de quem nem a chuva, nem a neve ou erros esotéricos de "operações ilegais" impede de pôr a funcionar a sua preciosa máquina.



Segundo Kekatos - ele próprio um sysadmin de Chicago -, o evento, actualmente na sua terceira edição, foi criado para prestar tributo a qualquer profissional das tecnologias da informação. "Digamo-lo com franqueza, os administradores de sistemas não recebem qualquer forma de respeito durante 364 dias do ano", refere Kekatos na página relativa à comemoração.



Por isso, criou uma wish list de presentes para os geeks espalhados por todo o mundo com sugestões sobre o que as pessoas possam oferecer aos seus administradores de sistemas. Baseando-se em propostas enviadas por email por outros profissionais, a lista contém presentes que podem ir desde gelados até aparelhos GPS portáteis ou sistemas de "cinema em casa", passando por PDAs iPAQ Compaq.



O site de Kekatos também dá alguns conselhos para manter o ânimo dos seus administradores de sistemas durante o ano, como este: "Se receber um ficheiro .EXE anexado a um email, abra-o imediatamente. O Bruno gosta de se certificar de vez em quando que o software anti-vírus está a funcionar correctamente".