A mais recente arma na luta contra o terrorismo não é maior que um pager normal, e está ser testada no aeroporto Logan International, em Boston nos Estados Unidos. Trata-se de um portal electrónico de acesso a bases de dados criminais estaduais e federais, denominado BlackBerry, que fornece informações em menos de um minuto mediante as questões encriptadas enviadas pelos agentes de autoridade através do dispositivo.



Ainda em fase de teste pelas forças de segurança, este aparelho, desenvolvido pela empresa canadiana Waterloo, é já um sucesso no mundo empresarial devido à mobilidade que confere por ser sem fios e à sua capacidade de aceder rapidamente à Net e ao correio electrónico, segundo a agência de notícias Associated Press.



O pequeno aparelho dispensa a utilização de qualquer outro equipamento electrónico e confere aos agentes uma autonomia há muito reclamada e cuja necessidade se agravou após os ataques a 11 de Setembro. Estas patrulhas tiveram início dois meses após a Aether Systems – que fornece o software PocketBlue ao BlackBerry – ter disponibilizado os dispositivos gratuitamente para teste. O software PocketBlue foi lançado em Junho último e está actualmente a ser utilizado pelos agentes de autoridade em sete Estados.



Na opinião de Thomas Robbins, chefe da policia estadual e director interino de segurança pública do aeroporto Logan International, a utilização do BlackBerry poderá vir a ser oficializada num momento em que se está tentar de tudo para melhorar a segurança nos aeroportos, desde reconhecimento facial a agentes treinados para reconhecer actividades suspeitas.



Notícias Relacionadas:

2001-11-22 - Unisys integra reconhecimento facial em soluções de segurança

2001-11-20 - IBM expande divisão de serviços globais e cria nova unidade de segurança

2001-07-30 - Identificação biométrica facilita check-in no aeroporto de Heathrow