O Planeta Nove será 10 vezes maior do que a Terra, uma dimensão que o põe a salvo de ser classificado como um planeta-anão, a etiqueta que se colocou a Plutão e a todos os objetos que orbitam para lá dele.

Segundo os cálculos feitos pela equipa de astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, o planeta agora descoberto está a pelo menos 20 vezes os 4,5 mil milhões de quilómetros a que Neptuno está do sol, demorando 10.000 a 20.000 anos a completar uma órbita ao astro rei.

Por agora, a descoberta é teórica, obtida graças a modelos matemáticos e físicos, com muitas simulações de computador à mistura, mas os investigadores estão confiantes de que a sua existência possa ser comprovada em observações diretas com telescópios. Por eles próprios ou por terceiros.

"Adoraria encontrá-lo", diz Mike Brown um dos responsáveis pela investigação, entretanto publicada no Astronomical Journal, sublinhando, no entanto, que será bom na mesma se for encontrado por outros. “Foi por isso mesmo que publicámos o estudo. O que esperamos é que outras pessoas se sintam inspiradas e comecem a procurar também".

 

Nota de Redação: Alterada a expressão que mencionava - erradamente como apontam os nossos leitores - que o suposto novo planeta está a 4,5 mil milhões de quilómetros de distância do Sol. Essa é a distância a que está Neptuno, e que queriamos usar apenas como referência.