Desde o dia 1 de janeiro que a plataforma digital de jogos para PC Steam deixou de suportar o Windows 7, 8 e 8.1. A Valve diz que as instalações da aplicação Steam nestes sistemas operativos deixaram de receber atualizações, incluindo de segurança. A equipa de suporte deixará de oferecer assistência técnica a quaisquer problemas relatados do Steam nestes sistemas operativos antigos da Microsoft, além de não ser garantida a funcionalidade correta da plataforma.

A Valve recomenda aos utilizadores que tenham uma conta com jogos a migrarem para sistemas mais recentes. Mas ainda assim, prevê que os jogos e aplicações continuem a funcionar por mais algum tempo mesmo sem atualizações, mas sem compromisso por parte da empresa. Além de estar sujeitas a vulnerabilidades graves, uma vez que não são atualizadas.

Esta mudança tem a ver com algumas funcionalidades-base do Steam depende de uma versão embebida do Gooogle Chrome, que deixaram de funcionar nas versões antigas do Windows. Além disso, em futuras versões do Steam vão ser necessárias atualizações de segurança e funcionalidades presentes apenas a partir do Windows 10.

A Microsoft terminou definitivamente o suporte a estas versões em janeiro de 2023, mas um estudo indicava que em janeiro de 2021 ainda havia cerca de 100 milhões de computadores com o Windows 7, numa percentagem bastante significativa de 20% de todos os computadores ativos nessa data. Nos dois anos seguintes, esse número terá caído drasticamente e segundo o Statcounter, em dezembro de 2023, apenas 3,34% usavam o Windows 7 e 1,66% o Windows 8.1. Por curiosidade, o sistema operativo com mais uso é o Windows 10 com 67,46% e o Windows 11 com 26,52%. O velhinho Windows XP ainda corre em 0,64% das máquinas, mais que os 0,28% do Windows 8.

No que diz respeito ao universo de jogadores de PC, o Digital Trends diz que existem apenas 0,89% de utilizadores do Steam que ainda não migraram dos sistemas operativos mais antigos. E considerando que se trata de uma plataforma de jogos, dificilmente um gamer ainda utiliza o Windows 7 ou 8.1 para jogar.