Foi hoje inaugurado na Alemanha aquele que será o mais rápido supercomputador a ser usado na indústria - e o primeiro sistema a ser especificamente concebido para ser usado em processos de produção industriais.

Denominado Hermit, entrou para o 12º lugar da tabela dos supercomputadores mais rápidos do mundo (o TOP500), classificando-se também como o mais rápido da Alemanha, informou a Universidade de Estugarda, onde se encontra instalado, no Stuttgart Center for High Performance Computing - HLRS.

O sistema, que assegura um desempenho de "mais de 1 Petaflop/s (1 trilião de operações de computação por segundo, 10^15)", detalha um comunicado oficial, divulgado hoje pela universidade.

De acordo com os responsáveis, aquele que se classifica também como o "supercomputador civil mais rápido da Europa" será "uma grande ajuda para a investigação em novas e importantes áreas", como a saúde, energia, ambiente e mobilidade.

[caption]Hermit[/caption]

Os custos de instalação do hardware são de 22,5 milhões de euros, numa primeira fase, enquanto os custos operacionais inicias vão rondar os 2 milhões euros, valores aos quais acresce um investimento numa infraestrutura eficiente do ponto de vista energético, detalha a nota oficial.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.