A falha, identificada por um grupo de investigadores, permite a quem a explore controlar as máquinas atacadas e bloquear o seu funcionamento e já está a ser usada com esse fim, ou pelo menos já foi detetado um exploit (software criado com essa função).
A falha em questão torna os computadores com uma das versões do software afetadas pelo problema vulneráveis à instalação de ransomware, sempre que o utilizador visita um site infetado com esse tipo de código.
Este tipo de software codifica e bloqueia o acesso aos dados guardados nas máquinas onde se instala, para que os criadores do malware possam pedir um resgate em troca da informação perdida.
A falha foi classificada pela empresa como crítica e é com essa indicação que a Adobe está a pedir a todos os utilizadores que descarreguem a correção o mais depressa possível.
O problema afeta a versão 20.0.0306 e anteriores do software Flash Player, nas versões para Windows, Mac, Linux e Chrome OS, mas a marca por enquanto só tem evidências de um exploit para Windows, que afeta a versão 10 do software e anteriores.
O leitor Flash é usado sobretudo para consumir conteúdos multimédia e corre em mais de mil milhões de computadores em todo o mundo.
Se usar o software, aqui pode ficar a saber qual é a sua versão e perceber se deve ir a correr atualizá-la.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários