A Alienware apresentou o seu sistema de servidor doméstico, o Concept Nyx, destinado a agregados onde o gaming seja partilhado entre os diversos elementos da família, mas com dificuldade em manter as redes Wi-fi sem congestionamento no acesso aos serviços. A sua solução visa ainda resolver questões de jogadores que desejem mudar do computador para o televisor de forma instantânea a sua partida.

O Concept Nyx pretende quebrar alguns paradigmas no PC gaming, na forma como se consomem videojogos no computador ou smartphones. Neste caso, a máquina permite a diferentes utilizadores, em plataformas distintas, possam aceder simultaneamente à biblioteca de jogos nos diversos serviços, ou mudar de ecrãs durante as partidas.

Veja na galeria imagens do Concept Nyx:

E como exemplo, refere a possibilidade de um jogador estar no seu computador do quarto a jogar Cyberpunk 2077, os amigos nos seus portáteis e tablets na sala de estar a jogar Rocket League e o seu primo estar entretido com o Minecraft no smartphone. O jogador do PC pode automaticamente mudar o jogo do computador para a televisão e continuar onde deixou.

A fabricante explica que o processamento dos jogos é feito localmente, sendo depois partilhados pelos dispositivos a uma latência muito baixa, procurando mesmo resolver problemas de performance das plataformas de cloud gaming. O sistema foi concebido para quatro sessões de streaming de jogos em simultâneo, com mudanças entre ecrãs, alimentado por uma biblioteca de títulos do utilizador, independentemente do local onde os compram.

O sistema pretende eliminar as disputas pelo acesso aos jogos, oferecendo sessões em simultâneo ao grupo, sejam utilizadores casuais ou hardcore gamers. No vídeo promocional, foi possível ver dois jogadores a dividir o ecrã do mesmo televisor, mas a jogarem títulos diferentes.

O modelo que a Dell está a mostrar na CES 2022 é uma espécie de obelisco preto, do tamanho de uma torre convencional de PC. A fabricante não revelou as especificações técnicas dos componentes no seu interior. O seu software foi concebido para unir diversos serviços e lojas digitais de videojogos, incluindo o Steam e Epic Store. Para já, como o nome indica, trata-se de um produto experimental e a versão final do Concept Nyx poderá ainda sofrer alterações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.