
Alunos dos 4 aos 6 anos do Colégio da Torre em Lisboa estão a participar numa experiência que visa perceber como interagem e se expressam as crianças desta idade com as ferramentas tecnológicas. A iniciativa é da responsabilidade do Sapo e da Universidade de Aveiro e contou com a colaboração da Inforlândia, que equipou a escola com os PCs necessários.
A ferramenta que os alunos exploram é o Scratch, uma plataforma de programação informática desenvolvida pelo MIT para um público jovem e adaptada para português pelo Sapo e pela PT Inovação.
Nesta utilização em idade pré-escolar as entidades envolvidas querem reunir dados sobre a forma como as crianças interagem com as novas tecnologias e a plataforma e "usar esse conhecimento para propor novas metodologias para a aprendizagem da literacia mediática, a manutenção do fluxo criativo, crítico, produtor de alternativas e a prática da metacomunicação entre as crianças do ensino pré-escolar", explica um comunicado.
Os visados vão ter oportunidade de trabalhar na plataforma em nove sessões distintas, que se realizam até final do mês de Junho e que serão acompanhadas por investigadores e estudantes da Universidade Aveiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários