
Alunos dos 4 aos 6 anos do Colégio da Torre em Lisboa estão a participar numa experiência que visa perceber como interagem e se expressam as crianças desta idade com as ferramentas tecnológicas. A iniciativa é da responsabilidade do Sapo e da Universidade de Aveiro e contou com a colaboração da Inforlândia, que equipou a escola com os PCs necessários.
A ferramenta que os alunos exploram é o Scratch, uma plataforma de programação informática desenvolvida pelo MIT para um público jovem e adaptada para português pelo Sapo e pela PT Inovação.
Nesta utilização em idade pré-escolar as entidades envolvidas querem reunir dados sobre a forma como as crianças interagem com as novas tecnologias e a plataforma e "usar esse conhecimento para propor novas metodologias para a aprendizagem da literacia mediática, a manutenção do fluxo criativo, crítico, produtor de alternativas e a prática da metacomunicação entre as crianças do ensino pré-escolar", explica um comunicado.
Os visados vão ter oportunidade de trabalhar na plataforma em nove sessões distintas, que se realizam até final do mês de Junho e que serão acompanhadas por investigadores e estudantes da Universidade Aveiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários