Os leitores de livros eletrónicos Kindle podem não ser os dispositivos mais populares do mundo comparados com smartphones ou tablets. Mas para quem é um leitor ávido acabaram por tornar-se parceiros quase inseparáveis

Se tiver um Kindle de 2012 ou anterior terá até amanhã, 22 de março, para fazer uma atualização de software que vem substituir uma versão já antiga do sistema operativo. O alerta é feito pela própria Amazon que realçou a importância desta atualização.

Quem não ‘ligar’ verá o seu Kindle ficar sem acesso à Internet, querendo isto dizer que não poderá descarregar mais livros  nem aceder à loja online da Amazon.

Mas quer isto dizer que o Kindle vai ficar inutilizável? Não. Além de continuar a ser possível carregar livros ‘manualmente’, isto é, ligando o leitor ao computador. A ligação ao PC será também a única forma de atualizar o e-reader após a data limite definida pela Amazon, escreve o Engadget.

Esta é a lista de Kindle que precisam de ser atualizados até amanhã:

- Kindle (2007)
- Kindle (2009)
- Kindle DX (2009)
- Kindle Keyboard (2010)
- Kindle (2011)
- Kindle Touch (2011)
- Kindle (2012)
- Kindle Paperwhite (2012)

O problema nos e-readers não deverá ser mais grave pois todos têm uma funcionalidade ativada que os faz descarregar as atualizações mais recentes mesmo quando estão em modo de hibernação. O alerta da Amazon é mais direcionado para todos os que já não usam os Kindle há algumas semanas.

Além da 'idade' das versões de software, a Amazon não refere se há também vulnerabilidades de segurança associadas ao processo de correção e atualização.