A AMD apresentou a sua linha de placas gráficas Radeon RX 7900, mas segue uma estratégia mais contida que a sua rival NVidia. Os modelos pretendem oferecer a melhor experiência de gaming de nova geração, sendo as primeiras baseadas na nova arquitetura RDNA3, anunciada no início de novembro. No entanto, a fabricante admite que não pretende competir com os modelos flagship da Nvidia, nomeadamente a RTX 4090, até porque a sua oferta está abaixo dos 1.000 dólares. A topo de gama da NVidia custa cerca de 1.699 dólares.

A fabricante tem recebido elogios e durante as perguntas colocadas pela PC World depois da apresentação, o responsável de marketing da AMD, Frank Azor, assumiu que as suas propostas foram desenhadas para competir com a gama mais baixa da nova geração da NVidia, a RTX 4080. A empresa assume assim a posição de contenção para refrear as expetativas dos jogadores hardcore, que procuram equipar os seus computadores com os GPUs mais rápidos do mercado.

Nova arquitetura de processadores da AMD foi criada de raiz para melhorar a eficiência energética
Nova arquitetura de processadores da AMD foi criada de raiz para melhorar a eficiência energética
Ver artigo

A AMD vai começar a disponibilizar as placas Radeon RX 7900 a partir do dia 13 de dezembro. A versão XTX é o topo de gama por 999 dólares e a XT custará 899 dólares.

A empresa tem recebido bastantes elogios pelo preço/qualidade dos seus processadores e placas gráficas, tendo-se traduzido num crescimento. De recordar que a nova arquitetura de processadores da AMD foi criada de raiz para melhorar a eficiência energética. A empresa refere que as experiências de gaming avançadas, como o raytracing, sistemas de upscaling, sombras com variáveis, obrigam as arquiteturas a ter um aumento no consumo de energiaSalienta que as placas gráficas já ultrapassam os 400 watts de consumo, arrastando sistemas de refrigeração e dissipação de calor.

Além das novas placas, a fabricante anunciou o bundle AMD Radeon Raise the Game, que permitirá aos fãs de gaming adquirir uma seleção de placas gráficas da série Radeon RX 6000 com dois novos jogos: o Dead Island 2 e o The Callisto Protocol, numa campanha válida até ao dia 4 de fevereiro de 2023. Todas as informações dos bundles podem ser consultadas na página oficial dos produtos. A campanha é válida para vários países da Europa, mas infelizmente Portugal não está diretamente disponível.

AMD bundle