O mercado de computadores pessoais e portáteis de baixo preço é o alvo da AMD, que hoje apresentou uma nova gama de processadores com o nome de família Sempron. A empresa de semicondutores espera ter as primeiras unidades prontas a tempo da lucrativa época do Natal e promete revolucionar os preços já que os chips têm valores entre os 39 e os 126 euros para compras de mil unidades por parte dos integradores de computadores.



Na nova família estão 7 processadores para computadores pessoais, três para notebooks e mais dois para portáteis mais leves. Os chips para os computadores de secretária estão desde já disponíveis, enquanto as versões para notebooks só estarão à venda em Agosto.



Os novos processadores para desktops utilizam a tecnologia de base empregue nos chips Athlon XP da empresa, que irá ser descontinuada em 2005, enquanto as versões para notebooks copiam funcionalidades dos Athlon 64 móveis. As velocidades de relógio e a memória cache são no entanto inferiores, com o modelo 2400+ a correr a velocidades de 1,67GHz com 256KB de cache.



Em comunicado a empresa explica que procurou com os novos processadores o equilíbrio entre a melhor performance e as funcionalidades necessárias para os utilizadores individuais e profissionais de hoje, dando também importância ao preço final do computador.




Entre os fabricantes de computadores que já confirmaram a sua intenção de utilizar os novos processadores contam-se a HP, que vai integrar até ao final do ano os Sempron em alguns modelos HP Pavilion e Compaq Presario. Também a Acer, Medion, Twinhead e outros OEMs devem colocar no mercado PCS e notebooks com os novos processadores durante o segundo semestre do ano.

Notícias Relacionadas:

2004-07-19 - AMD lança dois novos chips para notebooks enquanto Intel pode atrasar Alviso

2003-08-21 - AMD dá continuidade à linha de processadores Duron em mercados menos desenvolvidos