A AMD anunciou hoje o seu primeiro dual core para o mercado desktop. A principal concorrente da Intel entrou nos dual core pelo mercado de servidores e estações de trabalho, onde tem maior quota de mercado, estreando-se em Abril com três modelos, e avança agora com a linha Athlon 64 X2 aproveitando uma das mais importantes feiras de computação asiáticas, a Computex.



A apresentação da nova linha de processadores, que têm disponibilidade imediata para os fabricantes, estava prevista apenas para o próximo mês depois de ter sido antecipada pela companhia.



A linha Athlon 64 x2 dirige-se a equipamentos com elevado potencial multimédia e a utilizadores que corram várias aplicações em simultâneo e promete ganhos de produtividade ao nível das aplicações multimédia que podem ir até 80 por cento.



A AMD garante ter já fechado acordos com cerca de 40 fabricantes de equipamentos onde se incluem a HP ou a Lenovo. A nova linha de processadores vai estar disponível em quatro modelos: 4800+, 4600+, 4400+ e 4200+. Os preços são fixados para compras de mil unidades e começam nos 537 dólares indo até aos 1001 dólares, consoante a performance. O modelo mais baixo corre a 2,2 GHz, no extremo oposto a AMD coloca 2,4 GHz.



Os novos Athlon vão competir com o Pentium D da Intel que posiciona o seu modelo inferior nos 2,8GHz para 241 dólares e o modelo de topo nos 3,2GHz para 530 dólares. A estes a líder de mercado junta ainda uma Extreme Edition com um custo bastante superior e maior performance.



Notícias Relacionadas:

2005-04-21 - AMD comemora 30 anos do Opteron com lançamento de três modelos dual core

2005-04-12 - Intel coloca primeiros dual core nas mãos dos fabricantes