Com o arranque da Developers Game Conference, arranca uma nova fase no mercado da realidade virtual. Ele já existe, mas no certame especializado está a afirmar-se oficialmente. E o interesse da AMD, apesar de ser apenas mais "um", promete vida facilitada aos programadores.

Em causa está a plataforma LiquidVR que pretende eliminar as barreiras que podem surgir ao nível da compatibilidade entre diferentes óculos de realidade aumentada e as máquinas que os vão suportar.

Quem usar a plataforma da AMD para desenvolver as suas ferramentas, poderá conseguir melhores resultados ao nível do rastreamento da posição da cabeça do utilizador, assim como menores níveis de latência nos conteúdos.

Isto será conseguido através de uma funcionalidade do software que consegue criar a melhor ponte de ligação entre óculos e computadores - que estejam equipados com gráficas AMD.

O nível de facilitismo para os programadores é, segundo o Engadget, a possibilidade de ligar os Oculus Rift a um PC e ter a renderização tridimensional automaticamente nos óculos.

A subsidiária do Facebook é uma das empresas parceiras oficias da AMD, sendo que existem rumores de que a tecnológica também vai trabalhar com a HTC e a Valve. E não seria de estranhar que também o Project Morpheus da Sony venha a ser um parceiro, visto que a PlayStation 4 usa uma placa gráfica da AMD.

O kit de desenvolvimento LiquidVR já está disponível para programadores selecionados, visto que esta é apenas a fase alfa do projeto.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico