A AMD acaba de lançar mais cinco modelos de processadores para servidor da sua linha Opteron. Os novos processadores de seis núcleos, que tinham o nome de código Istambul, ganham em performance e reduzem o consumo de energia para os 55 watts, comparado com os 75 e 105 watts da geração anterior.

Os novos Opteron Six-Core usam tecnologia de 45 nanómetros e podem ser usados em servidores com quatro, seis ou oito processadores. Os vários modelos têm velocidade de relógio a partir de 2GHz e os preços variam entre os 455 dólares e os 2.469 dólares, para quantidades de mil unidades.

Os novos processadores já estão disponíveis na linha ProLiant G6 da HP e no próximo mês a IBM e a Dell juntam-se também à lista de fabricantes a integrar os Six-Core Opteron.

A área de servidores é uma das apostas da AMD que tem vindo a investir na tecnologia para integrar um maior número de núcleos nos seus processadores. Em 2009 lançou os primeiros quatro núcleos e em 2010 espera conseguir apresentar processadores de 12 núcleos.