O número de empresas que afirma ter perdido dados confidenciais devido a ameaças de segurança aumentou nos últimos dois anos, ao mesmo tempo que o índice de satisfação do cliente baixou, revela um estudo recente, promovido pela CA.

Segundo o relatório "CA 2008 Security and Privacy Survey", relativo ao mercado norte-americano, mais de 34 por cento das organizações declararam durante o ano 2008 a perda de informação confidencial, dados que comparam com os 22 por cento registados em 2006. Já o número de clientes com um menor nível de satisfação passou para os 33 por cento, quando em 2006 se situava nos 20 por cento.

Um outro ponto de destaque na análise está relacionado com o facto de as ameaças provenientes da própria organização surgirem agora como um problema mais preocupante do que os ataques de origem externa.

Este ano 44 por cento dos inquiridos referiu as violações internas de segurança como um dos principais desafios dos últimos 12 meses, comparado com os 42 por cento registados dois anos atrás.

Contrariamente, o número de entrevistados que mencionou os ataques por vírus decresceu de 68 por cento em 2006 para 59 por cento em 2008. Os ataques de rede passaram de 50 para 40 por cento e os ataques de "denial of service" baixaram de 40 para 26 por cento.

Cerca de 32 por cento dos executivos de segurança norte-americanos considera que os gastos em segurança TI por parte da sua organização são demasiado baixos.

O estudo indica igualmente que mais de 85 por cento das grandes organizações estão a implementar uma solução de Gestão de Identidades e Acessos, soluções que têm vindo a ganhar importância entre o sector empresarial, segundo a CA.

Sessenta por cento dos inquiridos que actualmente não utiliza uma solução de Gestão de Identidades e Acessos pensa implementar essa funcionalidade nos próximos 18 meses.

O "CA 2008 Security and Privacy Survey" foi realizado a partir de entrevistas feitas junto de directores de tecnologias da informação e responsáveis de segurança de 500 grandes organizações norte-americanas.