Para complementar a campanha de recolha e reciclagem iniciada em 2004, a AMI assinou agora um protocolo com uma empresa de tinteiros e toners reciclados. O objectivo é dinamizar as vendas deste tipo de artigos entre os portugueses de forma a aumentar a taxa de reciclagem em Portugal.



A Campanha de Reciclagem de Toners e Tinteiros conta com mais de 5 mil empresas aderentes e já permitiu à AMI a angariação de 127 mil euros desde o início da iniciativa. Com o novo projecto, a associação quer manter a aposta na defesa do ambiente enquanto promove os "comportamentos verdes" e angaria fundos, já que parte das receitas das vendas revertem para as suas acções a nível nacional e internacional.



A AMI refere que ao optar por produtos reciclados, o consumidor terá garantida uma "qualidade de impressão e durabilidade semelhante aos produtos novos" enquanto poupa recursos naturais essenciais ao fabrico do produto (5 litros de petróleo por tinteiro ou toner reciclado comprado).



Em Portugal, a percentagem de venda de produtos reciclados fixa-se nos três por cento, enquanto que em França e Espanha a taxa sobe aos 9 pontos percentuais, na Alemanha e Reino Unidos aos 22 por cento e nos EUA aos 50 por cento.



Notícias Relacionadas:

2005-02-01 - AMI recicla consumíveis e telemóveis para financiar projectos humanitários