Os rumores em torno da nova versão do Android estão ao rubro, antecipando datas e alguns detalhes para a nova versão do sistema operativo de código aberto, cujo desenvolvimento é liderado pela Google.


O Digitimes é uma das fontes a dar como certo a entrega aos fabricantes, da versão que optimiza a plataforma móvel para Tablet PCs, em Dezembro, citando fontes dos fabricantes. A medida permitirá aos parceiros com planos para integrar o Android em novos equipamentos fazer esse trabalho a tempo de apresentar novos produtos na CES (Consumer Electronic Show), a primeira grande mostra tecnológica do ano.



Asus, Acer, Motorola e HTC integram a lista de fabricantes com planos para mostrar equipamentos com a versão 3.0 da plataforma na edição 2011 da exposição que decorre em Las Vegas. Também a Samsung mostrará nessa altura uma versão do seu Galaxy Tab - que chegou hoje às lojas portuguesas através da Vodafone - equipada com a mais recente versão Android.



As mesmas informações dão ainda alguns detalhes sobre o roadmap de lançamentos do Android 4.0, que tem o nome de código Ice Cream. A versão só irá ver a luz do dia na segunda metade de 2011.


Da notícia publicada pelo site consta ainda a informação de que o licenciamento do Android se mostra, ao nível do preço, uma alternativa muito mais atractiva para os fabricantes, que terão de pagar qualquer coisa como 10 dólares para licenciar a plataforma, contra 50 ou 60 dólares no caso do Windows.



Entretanto, o Phandroid também avançou algumas novidades sobre as funcionalidades que poderão encontrar-se na nova versão do produto. A interface de utilizador será uma das áreas a apresentar mudanças, embora mantendo uma lógica de continuidade com as opções das versões actuais.



Os ícones que distribuem as funcionalidades chave do equipamento foram redesenhados, para assumir um aspecto mais simples e limpo. Há também mudanças ao nível das cores e dos tamanhos dos itens associados a diversas funções, numa tentativa de tornar o sistema operativo mais intuitivo, garante o blog.



A mesma fonte assegura que o Android 3.0 vai integrar suporte para chat de vídeo, tirando partido dos mesmos protocolos que asseguram esta possibilidade na versão desktop do Google Talk.


Outra novidade será o suporte SIP na aplicação Google Voice que vai permitir a recepção de chamadas na conta, via Wifi ou rede móvel, assegurando a possibilidade de comunicar por voz sem recurso à rede do operador, desde que que haja por perto uma ligação WiFi.




O SDK do Gingerbread, nome de código, pode ser lançado ainda durante esta semana, a confirmarem-se os rumores, o que permitirá saber mais detalhes sobre a nova versão.