A plataforma Android vai sobrepor-se aos sistemas rivais da Apple e da Microsoft e dominará, no futuro, entre smartphones e tablets, conquistando igualmente lugar na IPTV, sistemas de videoconferência e outros dispositivos e tecnologias.

A conclusão surge numa análise feita pela IDC e pela Appcelerator a programadores de software, em que 72 por cento dos cerca de 2.400 inquiridos consideraram que o sistema operativo da Google "está mais bem posicionado para funcionar numa grande quantidade e variedade de dispositivos no futuro", quando apenas 25 por cento considera o mesmo do iOS da Apple.

A estratégia de longo prazo da Google agrada, agora, a 59 por cento dos participantes, contra os 35 por cento que continuam a preferir o iOS, numa diferença que aumentou 10 pontos percentuais comparativamente ao inquérito anterior, realizado em Junho.

"Quantos dispositivos poderão vir a beneficiar do sistema operativo Android?", pergunta Scott Schwarzhoff, vice-presidente para a área de marketing da Appcelerator, no blog onde surgem os resultados da análise. E responde: "Muitos. É o sistema operativo da próxima geração".

A plataforma da Apple continua, contudo, a liderar em tudo o que diz respeito à actualidade, com, por exemplo, 91 por cento dos programadores a referirem estar "muito interessados" em desenvolver aplicações para iPhone, comparativamente aos 82 por cento que pensam o mesmo no caso dos telefones Android.