A Apple decidiu juntar-se ao grupo de empresas que revelam as principais tendências do ano e divulgou quais as aplicações mais descarregadas pelos utilizadores do iOS. A marca da maçã atribuiu ainda prémios de melhor aplicação e jogo para iPhone e iPad.

O Youtube foi a aplicação gratuita mais descarregada para iPhone, superando o Instagram e o jogo Draw Something, que tanto sucesso fez no início do ano. No iPad o Skype foi a aplicação gratuita que mais downloads colecionou dos utilizadores ao longo dos meses e classificou-se à frente do jogo Temple Run e da aplicação Facebook.

De resto, no top 10 das aplicações grátis para iPhone e iPad o domínio é feito sobretudo pelas apps de jogos e de redes sociais, como se pode constatar na seguinte lista:

[caption]TeK Top iTunes 2012[/caption]

No campo das aplicações pagas para os dois dispositivos da Apple o grande "vencedor" foi o jogo Angry Birds Space, que conquistou o primeiro lugar nas duas listas. No iPhone os pássaros zangados superaram a aplicação de mensagens WhatsApp e o jogo Draw Something, enquanto no iPad relegaram para segundo plano o jogo Where's My Water e o editor de texto Pages, desenvolvido pela própria Apple.

A empresa de Cupertino só conseguiu colocar mais uma aplicação na lista das mais descarregadas de 2012: o software iPhoto ficou na sétima posição das aplicações pagas para tablet.

[caption]TeK Top iTunes 2012[/caption]

Como revela o Engadget, a Apple decidiu ainda distinguir algumas aplicações disponíveis para iOS, mas não se sabe quais os critérios que foram usados. Para iPhone, Action Movie FX foi considerada a aplicação do ano e Rayman Jungle Run foi distinguido como melhor jogo para o smartphone. No caso do iPad as menções honrosas foram atribuídas a Paper by FiftyThree na área das aplicações e The Room na categoria de jogos.

O TeK contactou a Apple para tentar saber quais os tops de aplicações do iTunes Portugal, mas ainda não obteve resposta.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico