O sociólogo António Barreto foi eleito "Personalidade da Sociedade da Informação" de 2011, pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI).

O atual presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi escolhido com base no seu contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, "nomeadamente pelo seu empenho na criação e desenvolvimento da Pordata - Base da Dados Portugal Contemporâneo", justifica a APDSI, num comunicado enviado à imprensa.

A Pordata reúne informação sobre Portugal relativa aos últimos 50 anos, em 14 áreas distintas. O site foi lançado no início de 2010 e surgiu na sequência de dois projetos coordenados por António Barreto sobre A Situação Social em Portugal, publicados em 1996 e 2000.

O projeto chegou a ser distinguido pelas Nações Unidas, sendo o vencedor dos World Summit Awards - entregues a cada dois anos - na categoria e-Ciência e Tecnologia.

O seu mentor António Barreto licenciou-se em Sociologia, na Universidade de Genebra, em 1968. Foi assistente daquela Universidade, até 1970, onde voltaria para se doutorar, em 1985.

Foi também investigador do Instituto de Pesquisas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, de 1969 a 1974, do Gabinete de Estudos Rurais da Universidade Católica Portuguesa, entre 1974 e 1982, e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de 1982 a 2008, jubilando-se em 2009.
Nesse mesmo ano assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, até à data.

Diogo Vasconcelos distingido com "Homenagem a Uma Vida"

Além do galardão concedido a António Barreto, a APDSI atribuiu ainda a distinção "Homenagem a Uma Vida" a Diogo Vasconcelos, numa homenagem a título póstumo.

Recorde-se que Diogo Vasconcelos foi fundador e presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, de Novembro de 2002 a Julho de 2005. Integrou a representação de Portugal nos Conselhos de Ministros da União Europeia, no eEurope Advisory Group, no OECD eGovernment Group e na Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação.

Ocupou igualmente o cargo de diretor da Cisco Systems International, tendo sido presidente da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações no biénio 2008-2010.

A entrega dos galardões deverá acontecer ainda este mês, contando novamente com o patrocínio da Oracle e da Logica e o apoio do Jornal Expresso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico