A America Online lançou ontem uma versão de testes do seu browser AOL 8.0, com data de lançamento prevista para o Outono, incluindo ferramentas melhoradas de pesquisa, melhor filtragem de spam email e novas funcionalidades para instant messaging, para além de um vasto leque de inovações ao nível da usabilidade e do interface gráfico.



Esta versão provisória do AOL 8.0 surge duas semanas após a Microsoft ter revelado o futuro MSN 8.0 e de ter afirmado que irá começar a cobrar pelo software. A companhia também lançou uma nova versão do motor de busca para os membros do seu serviço que é baseado na tecnologia de pesquisa da Web e a solução de links patrocionados do Google.



Em Maio, a AOL afirmou que iria utilizar a tecnologia do Google em todas as suas marcas, que incluem a CompuServe e a Netscape. A funcionalidade AOL Search também irá disponibilizar um posicionamento proeminente para os próprios links da empresa e conteúdos localizados das Páginas Amarelas.



A empresa afirma que para além de fornecer os resultados mais rapidamente, a nova funcionalidade de pesquisa será também capaz de disponibilizar resultados que são mais relevantes para a região onde o utilizador vive.



A actualização do browser disponibiliza ainda métodos melhores para organizar o email e filtrar mensagens não-solicitadas, dispondo ainda de novos sons e ícones para o AOL Instant Messenger. O AOL 8.0 inclui ainda novas formas de enviar excertos de músicas através do software de Instant Messaging, bem como um novo serviço designado "You've Got Pictures", para partilhar imagens digitais.



A AOL tinha já começado a distribuir uma versão de teste do browser a um leque mais restrito de utilizadores e prevê que o produto completo seja lançado no terceiro ou quarto trimestre deste ano. O AOL 8.0 inclui também funcionalidades com vista a que os pais possam mais facilmente monitorizar e restringir as actividades dos seus filhos enquanto estão online.



Além destas funcionalidades de "controlo parental", o novo browser permite que os pais vejam mais facilmente o nível de controlo atribuído a cada pessoa na sua conta AOL e ajustem as restrições à navegação na Web quer estejam em casa ou no trabalho.



No final deste ano, a companhia irá começar a disponibilizar report cards, listas dos sites da Web que uma criança visitou, fazendo parte do que a AOL designa de um novo pacote de funcionalidades de segurança da família.


Notícias Relacionadas:

2002-07-25 - Bill Gates dá início à segunda fase da arquitectura .NET
2002-05-22 - AOL disponibiliza versão de teste do novo Netscape e renova site da marca

2001-07-06 - AOL 7.0 já está em fase de testes