O Netscape Navigator, um dos mais antigos browsers do mercado e o mais antigo ainda em utilização corrente, irá deixar oficialmente de ser suportado a partir de 1 de Fevereiro de 2008. A decisão da AOL, companhia detentora dos direitos do browser, foi anunciada através do blog oficial de desenvolvimento do Netscape pelo director de desenvolvimento do Netscape para a AOL, Tom Drapeau.

Segundo Tom Drapeau, apesar dos esforços de grupos internos à AOL, no sentido de revitalizar o projecto Netscape, o produto não foi capaz de reclamar aos seus concorrentes uma quota de mercado significativa, vindo a sua equipa de desenvolvimento a ficar reduzida a uns poucos engenheiros, a trabalharem sobre uma versão personalizada do Firefox.

A fraca penetração de mercado da versão mais recente do browser, o Netscape Navigator 9 e o redireccionamento dos interesses da companhia-mãe para o crescente mercado dos anúncios online, tornaram impossível manter o financiamento necessário ao desenvolvimento satisfatório do projecto.

O browser manter-se-á disponível para descarga nos arquivos Netscape, para além do final do suporte da AOL.

Tom Drapeau incentivou os utilizadores a fazerem a sua transição para o Firefox, um browser que resultou do desenvolvimento do Netscape.

Notícias Relacionadas:
2005-05-20 - Versão 8.0 do Netscape aumenta segurança contra spyware