A ideia de criar uma aplicação para iPad que permitisse simular a colocação de objetos tridimensionais num espaço, simulando o cenário real com uma fotografia, surgiu de uma noite mal dormida. Nuno Frade, designer multimédia, tinha trabalhado com a empresa de mobiliário Boca do Lobo na simulação 3D de espaço para apresentação de propostas a clientes e decidiu avançar com o MagicSpace para iPad.



“A partir daqui foi desenvolver a ideia, limar arestas até chegar ao MagicSpace e criar um modelo de negócio: desenvolver peças para as marcas, às quais vão ter acesso através de um login, vender a aplicação com uma marca já implementada. no site dessa marca a empresa diz que tem uma app na Apple Store e quem descarrega já tem acesso às peças daquela marca e assim parece uma aplicação deles”, explicou o designer ao TeK.




A experiência em 3D e rendering fotorealista para o mercado imobiliário na empresa 3DDim foi também relevante para o desenvolvimento desta primeira “incursão” no mundo das Apps.



A aplicação base, o MagicSpace, já está disponível desde 16 de maio na App Store com uma versão gratuita que serve basicamente para algumas brincadeiras, e uma aplicação paga que inclui dezenas de peças de mobiliário de design e que permite usar a fotografia de um espaço, ou de uma pessoa, para experimentar a colocação dos objetos.



[caption][/caption]

A área do mobiliário de interior e exterior é um dos principais cenários de utilização, mas Nuno Frade refere também a joalharia, relógios, calçado, óculos e tatuagem como outras áreas nas quais o MagicSpace traz vantagens na simulação de utilização dos cenários. O vestuário está ainda fora da equação, até porque tem algumas especificidades que dificultam para já a adoção deste tipo de simulação.



O MagicSpace está disponível para iPad mas num futuro próximo o designer equaciona a possibilidade de lançar uma versão para iPhone e para Android. O vídeo abaixo mostra a utilização da aplicação, que requer alguma destreza na colocação dos objetos.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foram feitos alguns acertos na citação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.