A guerra dos formatos DVD de futura geração continua com os apoiantes do HD DVD a afirmarem que até ao final do ano estarão no mercado mais de 200 títulos cinematográficos de produtoras como a Paramount Pictures, a Universal Studios, a HBO Video, a New Line Entertainment e a Warner Home Video, entre outras.



"Million Dollar Baby", "Harry Potter 4: The Goblet of Fire", "Blazing Saddles," "Full Metal Jacket" and "Jarhead" serão alguns dos filmes disponíveis nos novos discos, segundo o anunciado pela Toshiba, líder do consórcio promotor do HD DVD, durante a CES. Em Maio já existirão nas lojas da especialidade cerca de 50 títulos, garantiu Yoshiihide Fujii, CEO da Digital Media Network na Toshiba.



A fabricante deu a conhecer os seus primeiros leitores HD DVD - um modelo de 499 dólares e um topo-de-gama de 799 dólares -, que deverão chegar ao mercado no próximo mês de Março. No seguimento da promoção do novo formato de vídeo, a Toshiba mostrou ainda o protótipo de um portátil Qosmio que integrará uma drive HD DVD. Os pormenores relativamente à política de preços, disponibilidade e especificações técnicas do computador serão reveladas no final do trimestre, informou.



Uma das maiores vantagens do formato, comparativamente ao seu rival Blu-ray que tem na Sony a sua principal promotora, é o facto de ser compatível com os DVDs actuais, ou seja, os consumidores poderão comprar um leitor HD DVD e usá-lo para ler os seus DVDs mais antigos.



Embora os dois formatos tenham empresas diferenciadas entre os seus apoiantes, há quem tenha anunciado que pretendem sustentar tanto o HD DVD como o Blu-ray, como é o caso da HP. Os estúdios cinematográficos também irão lançar os seus filmes nos dois formatos.


Notícias Relacionadas:

2006-01-05 - CES 2006 renova portfólio de Gadgets e entretenimento digital

2006-01-04 - Estúdios cinematográficos revelam títulos de DVD de futura geração


2005-12-29 - Pioneer finaliza drive Blue-Ray a tempo da CES 2006


2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD


2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD