Em abril de 2021 a Microsoft anunciava a “morte” de Cortana, não a popular personagem de IA da série de videojogos Halo, mas a sua versão de assistente inteligente para os smartphones iOS e Android. Agora chegou a vez da aplicação para o Windows 11 ser também descontinuada, anunciou a Microsoft na sua página de suporte.

Com a introdução do novo Bing alimentado por IA generativa do ChatGPT, assim como a chegada do Windows 11 Copilot, a assistente Cortana deixava de fazer sentido no sistema operativo como aplicação autónoma. A aplicação nunca teve, aliás, grande espaço de manobra no meio da Siri da Apple e o Google Assistant.

Microsoft dá início aos testes do Copilot do Windows 11
Microsoft dá início aos testes do Copilot do Windows 11
Ver artigo

Até ao final de 2023, a Microsoft vai também descontinuar o suporte a Cortana na versão mobile do Teams, no Microsoft Teams e Teams Rooms. Apenas vai manter a Cortana da aplicação mobile do Outlook. A Microsoft procura agora “empurrar” os utilizadores que dependam do assistente para as funcionalidades de tarefas, calendário ou email para a nova funcionalidade de acesso de voz do Windows 11. Pode alternar entre aplicações, abrir browsers de navegação, ler ou escrever emails.

Com o fim da aplicação Cortana, a Microsoft destaca que os utilizadores ficam bem servidos com o novo Bing, capaz de responder aos utilizadores as questões mais complexas graças à IA da OpenAI, mas também as ferramentas profissionais de produtividade do Microsoft 365 Copilot para aceder às suas ferramentas de calendário, email, chats, documentos e meetings que garantem mais possibilidades no trabalho em equipa. O Windows Copilot está neste momento em antevisão, em testes para um grupo selecionado de utilizadores.