A Apple anunciou hoje um novo modelo da sua linha profissional de computadores Power Mac G4, o primeiro da empresa de Steve Jobs a vir integrado com um processador de 1 GHz, neste caso, um PowerPC G4 duplo da Motorola. A acompanhá-lo, está também uma placa gráfica Nvidia GeForce4 e uma drive combo de DVD/CD-RW.



Capaz de atingir os 15 gigaflops - 15 mil milhões de operações por segundo -, este Power Mac G4 consegue correr aplicações profissionais como o Adobe Photoshop a uma velocidade 72 por cento mais rápida e "codifica vídeo em DVD 300 por cento mais rapidamente do que um PC com um processador Pentium 4 de 2 GHz", de acordo com o comunicado da Apple.



Foram lançados também hoje pela Apple dois novos modelos Power Mac G4 equipados com processadores PowerPC de 933 e 800 MHz. Todos os computadores integram o Velocity Engine - que permite o processamento de informação em partes de 128 bits, em comparação com as partes de 32 e 64 bits comuns nos processadores tradicionais, sendo que os modelos de 1 GHz duplo e 933 MHz incluem 2 MBytes de memória cache de nível 3 do tipo Double Data Rate (DDR) por processador, o que permite aumentar ainda mais o seu desempenho.



O Power Mac G4 de 800 MHz vem equipado com uma placa gráfica ATI Radeon 7500 com 32 MBytes de memória DDR. Os outros dois, de 933 MHz e 1 GHz duplo, são os primeiros a virem com a GeForce4 MX de 64 MBytes de memória DDR da Nvidia, uma placa gráfica capaz de gerar 1,1 mil milhões de pixeis por segundo. Outra novidade anunciada pela empresa de Steve Jobs é que todos os modelos Power Mac G4 passam a partir de agora a oferecer suporte de dois monitores.



Todos os computadores desta linha incluem o Mac OS X e 9, sendo o OS X o sistema operativo por defeito vindo de fábrica. A nova plataforma da Apple possibilita o multiprocessamento simétrico, o que permite que o próprio sistema operativo, bem como as aplicações, tirem total vantagem dos processadores duplos, obtendo assim grandes ganhos no desempenho. Também disponíveis em todos os Power Mac G4 estão os pacotes da Apple de aplicações para música - iTunes 2 -, vídeo - iMovie 2 e iDVD 2 - e fotografia - iPhoto - em formato digital.



Outro novidade anunciada hoje pela Apple é que a empresa já recebeu 150 mil pré-encomendas do novo iMac, apenas três semanas após ter sido revelado ao mundo. O novo iMac inclui um ecrã plano de cristais líquidos com 15 polegadas que pode ser ajustado pelos utilizadores à sua altura ou ângulo com apenas um toque. Em paralelo, o primeiro modelo iMac com um processador PowerPC de G4 de 800 MHz e uma SuperDrive para reproduzir e gravar CDs e DVDs começou a ser comercializado desde hoje nos Estados Unidos a um preço de 1799 dólares (2 mil euros ou 404 mil escudos).



Notícias Relacionadas:

2002-01-08 - Apple renova integralmente computadores iMac

2001-12-10 - Próxima geração de iMacs com novo design "made in Taiwan"

2001-01-05 - Apple na corrida ao megahertz com novos Power Macs