Foi ontem apresentada a segunda versão do Final Cut Studio da Apple, uma suite de produtividade dedicada à produção de vídeo. Esta edição integra um leque de funções renovadas e inclui o Final Cut Pro 6, que introduz o formato de pós-produção de 10 bits ProRes 422, para ficheiros HD não comprimidos e com tamanho de arquivo próprio da qualidade SD, e suporte para diversos formatos de vídeo e de frame rates numa única linha de tempo.

Em comunicado, a Apple explica que o Final Cut Pro 6 inclui uma linha de tempo em formato aberto (Open Format Timeline), o que permite aos editores a mistura e combinação de diversos formatos de vídeo. Esta ferramenta inclui ainda um fluxo óptico baseado na tecnologia SmoothCam, para eliminar os movimentos de câmara acidentais e outras oscilações.


O pacote de edição inclui também o Motion 3 - que apresenta um ambiente 3D intuitivo, mais de 1,5 mil novos elementos de desenho e novas ferramentas de utilização-, o Soundtrack Pro 2, que inclui dezenas de ferramentas para edição de som multipista, o Compressor 3, que permite efectuar a codificação por lotes em diversos formatos, e o DVD Studio Pro 4.2 para a criação de DVDs em formato SD e HD-DVD.

O Final Cut 2 apresenta ainda a aplicação Color, uma nova ferramenta de correcção e edição de cor que permite criar ambientes de cor característica nas diferentes imagens, e o Compressor 3, a última versão da ferramenta de codificação da Apple, que integra uma nova interface e o suporte a diferentes codecs standard, nomeadamente, MPEG-2 e H.264, e ajustes para difundir conteúdos para televisão, web, iPod, Apple TV, DVD e telemóveis.

Empresas como a Panasonic, a Sony e a RED já manifestaram o seu apoio ao formato ProRes 422 afirmando que este é um formato inovador a integrar na sua nova geração de câmaras.

No mesmo dia, a empresa de Steve Jobs apresentou ainda o Final Cut Server, uma aplicação de servidor, compatível com o pacote de edição de vídeo, que oferece a gestão de meios e conteúdos e que permite a automatização dos fluxos de trabalho de profissionais de pós-produção e de difusão.

O Final Cut Sudio 2 estará disponível a partir de Maio, na Apple Store, por 1.246,2 euros. Os utilizadores das versões anteriores podem fazer o upgrade da suite pagando para isso 483 euros ou 659 euros, dependendo da versão que o utilizador usar.

Notícias Relacionadas:

2007-03-08 - Adobe introduz duas versões do Photoshop CS3 em Março