A Apple está a trabalhar numa nova série de Macs que terá um grande argumento ao nível dos monitores. Segundo Mark Gurman, analista da Bloomberg, estes serão os primeiros computadores da marca a contar com displays sensíveis ao toque.

Gurman não sabe, ao certo, quando é que os equipamentos vão chegar ao mercado, mas estima que o lançamento aconteça em 2025. O analista adianta ainda que estes Macs vão apresentar painéis OLED, ao invés dos Mini LED que podemos agora encontrar nos atuais modelos de 14 e 16 polegadas.

A mesma fonte relata ainda que existem várias equipas alocadas a este projeto, que se encontra numa fase muito inicial de desenvolvimento, mas alerta que os planos da gigante tecnológica podem mudar. Na verdade, sem uma confirmação oficial por parte da Apple, nunca é seguro afirmar que teremos mesmo um determinado equipamento nas lojas, mesmo que ele esteja a ser desenvolvido, uma vez que as coisas podem não correr de feição nestes primeiros estágios.

Macbook Air: Que “segredos” esconde o primeiro portátil da Apple a receber o chip M2?
Macbook Air: Que “segredos” esconde o primeiro portátil da Apple a receber o chip M2?
Ver artigo

A chegada deste produto ao mercado assinalaria uma mudança considerável na visão que a empresa tem para o segmento dos computadores. A tecnológica tem evitado incluir touchscreens nos seus modelos, mesmo com o sucesso do iPad a encorajá-la para tal. Em 2010, Steve Jobs, o falecido co-fundador da marca, chegou mesmo a criticar equipamentos do género por considerar que estes eram "ergonomicamente terríveis".

Apesar de ainda não ter aderido à tendência, a Apple explorou a inclusão de outros elementos sensíveis ao toque nos seus computadores, com a Touch Bar a ser o maior exemplo disso. Por outro lado, o mercado recebeu inúmeros acessórios capazes de transformar iPads em quasi-portáteis.

Mark Gurman acrescenta ainda que este Mac contará com outros updates, caso veja a luz do dia, mas que acabará sempre por reter uma forma semelhante à dos modelos atuais, sendo que a grande diferença residirá apenas no ecrã.