A Apple concluiu a aquisição da WaveOne, uma startup especializada em algoritmos de inteligência artificial para a compressão de vídeos.
A empresa foi fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, cuja missão tem sido integrar modelos de IA nos codecs dos vídeos por forma a agilizar o processo de conversão de sinais. Bourdev foi um dos fundadores da divisão de investigação de inteligência artificial da Meta e foi lá que ele e Rippel trabalharam nos motores de identificação visual, essenciais à moderação de conteúdo no Facebook e Instagram.
A proposta que diferencia a WaveOne das concorrentes está num algoritmo que é "consciente" do conteúdo que está a tentar comprimir ou descomprimir. Neste caso, o software recorre a IA para identificar os elementos presentes no conteúdo e assim priveligiar o processamento de rostos humanos, por exemplo, em detrimento da paisagem de fundo, por forma a tornar o processo mais eficiente.
A startup alega que, em média, esta solução é capaz de reduzir o tamanho dos ficheiros de vídeo para metade.
É importante recordar que a Apple tem um serviço de streaming, pelo que a compressão de vídeo pode contribuir para uma Apple TV+ mais responsiva e sustentável.
O YouTube é outra das plataformas que está a colher frutos de um investimento semelhante. Em comparação com 2021, os utilizadores precisam hoje de menos 4% de data para visualizar exatamente os mesmos vídeos nas mesmas condições.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários