A Apple concluiu a aquisição da WaveOne, uma startup especializada em algoritmos de inteligência artificial para a compressão de vídeos.

A empresa foi fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, cuja missão tem sido integrar modelos de IA nos codecs dos vídeos por forma a agilizar o processo de conversão de sinais. Bourdev foi um dos fundadores da divisão de investigação de inteligência artificial da Meta e foi lá que ele e Rippel trabalharam nos motores de identificação visual, essenciais à moderação de conteúdo no Facebook e Instagram.

Bill Gates dedica 7 páginas à inteligência artificial numa carta sobre previsões e preocupações
Bill Gates dedica 7 páginas à inteligência artificial numa carta sobre previsões e preocupações
Ver artigo

A proposta que diferencia a WaveOne das concorrentes está num algoritmo que é "consciente" do conteúdo que está a tentar comprimir ou descomprimir. Neste caso, o software recorre a IA para identificar os elementos presentes no conteúdo e assim priveligiar o processamento de rostos humanos, por exemplo, em detrimento da paisagem de fundo, por forma a tornar o processo mais eficiente.

A startup alega que, em média, esta solução é capaz de reduzir o tamanho dos ficheiros de vídeo para metade.

É importante recordar que a Apple tem um serviço de streaming, pelo que a compressão de vídeo pode contribuir para uma Apple TV+ mais responsiva e sustentável.

O YouTube é outra das plataformas que está a colher frutos de um investimento semelhante. Em comparação com 2021, os utilizadores precisam hoje de menos 4% de data para visualizar exatamente os mesmos vídeos nas mesmas condições.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.