Na Apple Expo, Steve Jobs apresentou as mais recentes aplicações "i" da Apple, a iCal e a iSync, continuando a mostrar um investimento cada vez mais forte no software e serviços, em detrimento do fraco mercado dos PCs.



A nova aplicação de calendário, iCal, e o software de sincronização iSync, incorporam componentes online que fazem parte de uma movimentação acelerada em direcção aos serviços Web.



Além de ter apresentado o novo software, durante o evento que decorreu ontem em Paris, o presidente da Apple anunciou igualmente que a partir de Janeiro os novos Macs só serão capazes de arrancar em Mac OS X. A Apple necessita de gerar mais interesse pelo seu mais recente sistema operativo, lançado em Março de 2001, e aplicações como o iCal e o iSync poderão contribuir para um aumento das actualizações para o Mac OS X entre a base de clientes existente.



Durante o seu discurso, Steve Jobs revelou que a empresa só irá lançar a versão beta do iSync no final do mês, afirmando contudo que o iCal já está disponível para download imediato a partir do site da Apple, embora em Julho o responsável tivesse anunciado que as aplicações seriam disponibilizadas ao mercado na mesma altura.



As novas aplicações "i" representam ambas um papel duplo para a Apple, nos serviços Web e no crescimento da adopção do Mac OS X. As aplicações só correm na nova versão do sistema operativo, a 10.2, também conhecida como Jaguar. E ambos os produtos oferecem serviços adicionais apenas disponíveis com o serviço .Mac.



Jobs também anunciou ontem que, a partir de Janeiro próximo, os novos Macs apenas serão capazes de arrancar com o Mac OS X. Desde Maio de 2002 que o Mac OS X tem sido o sistema operativo por defeito nos novos computadores, embora fosse possível arrancar com o velho Mac OS 9.



A Apple irá continuar a comercializar o OS 9 nos novos Macs depois de Janeiro, mas as pessoas só poderão aceder ao mesmo para efeitos de compatibilidade. O Mac OS X pode correr programas velhos do OS 9 no modo "Classic", que não requer o reinicio do computador.



De acordo com a Apple, cerca de 3 milhões de utilizadores Mac mudaram para o OS X, mas a empresa estima que o número aumente para os 5 milhões, ou 20 por cento dos utilizadores, até ao final deste ano. O recente lançamento do Jaguar é visto como um catalizador chave para a adopção.



Num outro factor potencialmente importante para a adopção do Mac OS X, Steve Jobs revelou que há um grande interesse dos fabricantes no Rendezvous, a tecnologia de rede lançada com o Mac OS X 10.2. Em Julho, o presidente da Apple anunciou que a Epson, a Hewlett-Packard e a Lexmark integrariam a tecnologia nas suas próximas impressoras de rede. A Canon, Philips e Xerox estão agora entre outros produtores de hardware dispostos a usar o Rendezvous nos seus dispositivos.



Notícias relacionadas:

2002-09-02 - Apple disponibiliza Rendezvous em formato open-source

2002-01-02 - Nova actualização de Mac OS X suporta mais periféricos