A Apple anunciou um novo iMac de 21,5 polegadas que tem como principal novidade o nível de preço mais baixo: na versão americana custa 1.099 dólares, menos 200 dólares do que o iMac mais barato até aqui. Na loja portuguesa da Apple ainda não há nenhuma referência ao computador, mas caso venha a ficar disponível o preço deverá rondar os 1.150 euros.



O novo iMac vem com um processador Intel Core i5 a 1,4Ghz – o mesmo que existe no MacBook Air -, podendo chegar aos 2,7Ghz com o Turbo Boost. Ao nível de armazenamento existem 500GB disponíveis, acompanhados de 8GB de memória RAM. O grafismo fica a cargo de uma unidade Intel HD 5000.



Tal como acontece com os modelos que já estavam disponíveis, os interessados vão poder aumentar algumas destas especificações, como escolher um armazenamento de 1TB em disco rígido ou em Fusion Drive – que combina disco rígido com disco SSD.



O preço acaba por ser o grande factor diferencial deste novo equipamento, que tenta assim concorrer com outros All-in-One de outras marcas. Mesmo não sendo um portento em poder de processamento e grafismo como o Mac Pro, o novo iMac é uma alternativa para os que procuram uma máquina elegante, suficiente e que beneficia de um ecossistema próprio.



Este será um dos computadores que vai receber o novo Mac OS X Yosemite, sistema operativo apresentado há algumas semanas pela Apple e que vai ficr disponível no outono.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico