Os primeiros computadores lançados com a sua nova arquitetura Apple Silicon, com os processadores M1, tinham configurações bastante semelhantes aos anteriores modelos baseados nos chips da Intel. Por isso, a Apple poderá estar a preparar uma nova vaga de computadores portáteis, com novos designs, que podem essencialmente estrear a sua próxima geração de chips M1X.

Os rumores apontam essencialmente para um novo Mac mini, que poderá ser refrescado, depois da empresa da maçã ter já oferecido o seu novo iMac atualizado com a sua nova arquitetura. Duas fontes (9to5Mac e MacRumors) citam uma newsletter de Mark Gurman da Bloomberg, que há um Mac mini redesenhado por chegar nos próximos meses, equipado com o processador M1X, que também não foi oficialmente anunciado.

É referido que além de novas configurações no seu interior, o Mac mini terá um novo design, adicionando mais portas de entrada. E por ser mais poderoso, destinado a utilizadores que requeiram mais capacidade técnica, o modelo poderá ser mais caro. E por isso, a Apple poderá manter o modelo atual, com o processador M1, como uma opção alternativa e mais em conta no seu catálogo.

Veja como poderão ser os novos Mac mini

Além do Mac mini, o especialista em assuntos da Apple espera que a fabricante lance no final do ano novos modelos do MacBook Pro, igualmente baseados no M1X, de 14 e 16 polegadas.

Nas palavras de Mark Gurman, citado pelo MacRumors, no final do ano passado, como parte do trio inicial de computadores Mac que transitaram para a nova arquitetura Apple Silicon, a empresa limitou-se a atualizar os velhos modelos com o novo chip M1. Apesar do Mac mini ser direcionado a tarefas mais básicas, muitas pessoas utilizam-no para desenvolver software, como um servidor ou para editar vídeo. Por isso, o novo modelo, com chip atualizado, servirá para satisfazer as necessidades desses utilizadores avançados.

Jon Prosser, conhecido por divulgar imagens de produtos e rumores que acabam por bater certo, já havia mostrado em maio imagens do que poderá ser o novo Mac mini. Além de portas adicionais, poderá ter uma entrada magnética de energia. O modelo terá quatro entradas USB 4/Thunderbolt 3, assim como duas USB-A, Ethernet e saída de HDMI.

De recordar que a Apple já revelou que a próxima atualização do macOS se chama Monterey, prometendo ser mais fácil partilhar conteúdos através do Share Play. Também o Universal Control vai permitir usar apenas um teclado e rato para controlar todos os equipamentos da Apple de forma rápida. Basta colocar um iPad ao lado de um portátil, e sem qualquer instalação ou app, pode arrastar o rato de um equipamento para o outro, utilizando o tablet como segundo ecrã. Pode alternar entre as aplicações de diferentes equipamentos graças ao Universal Control. E trabalha com mais de dois equipamentos. Pode ver as novidades que foram anunciadas no último Apple WWDC 2021.