A Apple está a propor a criação de um novo formato para os cartões SIM, de dimensão mais reduzida. Os rumores indicam que, por detrás da proposta, está a intenção da fabricante de lançar dispositivos ainda mais finos.

Confirmado está, efectivamente, a entrada do pedido para a aprovação do novo padrão junto do ETSI, organismo europeu responsável pelas normas na área das telecomunicações, que no entanto adianta que a decisão sobre dar seguimento ou não ao pedido ainda não foi tomada.

"Se houver fortes discordâncias entre as empresas do sector que participam no comité, o processo de aprovação poderá prolongar-se por algum tempo, por um ano ou mais. No entanto, quando há consenso, a decisão toma-se em poucos meses", explicou um porta-voz do ETSI, citado pela imprensa internacional.

A Apple, contudo, parece já ter começado a assegurar o apoio necessário ao novo formato por parte de vários operadores de telecomunicações, com quem tem vindo a dialogar nas últimas semanas.

A informação foi adiantada em declarações à agência Reuters por uma executiva da Orange, que já fez saber que a operadora apoia a estratégia.