Uma patente recentemente registada pela Apple revela que a empresa pode estar a planear fazer umas alterações "dramáticas" ao design do iMac. De acordo com o documento presente no US Patent and Trademark Office, a gigante tecnológica concebeu um computador cujo chassis consiste numa espécie de folha de vidro curvada flexível.

Segundo a patente, a peça única de vidro terá espaço para um ecrã, na parte superior, assim como para um teclado no fundo da estrutura. A proposta de design do iMac têm em mente diferentes cenários de utilização. A Apple indica que a estrutura de vidro poderá ser ajustada para perder a sua curva, sendo que está poderá até ser “dobrada”.

Uma vez que a curva no chassis não será suficiente para manter o computador numa posição estável, a Apple indica que deverá ser utilizada uma espécie de cunha atrás do computador. Além de dar mais estabilidade à estrutura do iMac, a cunha poderá ser utilizada como um espaço extra para alguns dos seus componentes internos. Os utilizadores poderão também alterar o ângulo de curvatura da peça de vidro ao ajustar a sua posição relativamente à cunha.

Na mesma patente, a Apple apresenta outra proposta de design para o iMac. Em vez de uma peça única de vidro curvado, o computador poderá ter uma estrutura composta por dois painéis que se sobrepõem, mantendo a cunha como elemento de estabilização do equipamento.

Proposta alternativa de design do iMac

Para já, não há certeza se a Apple vai, de facto, lançar o computador descrito no documento. A empresa regista regularmente diversas patentes, mas nem sempre todas as funcionalidades indicadas se tornam numa realidade. No entanto, uma coisa é certa: a Apple não ficou indiferente à “moda” dos equipamentos dobráveis ou flexíveis.

Apple pode estar interessada em iPhone dobrável, mas de vidro
Apple pode estar interessada em iPhone dobrável, mas de vidro
Ver artigo

Recorde-se que não é a primeira vez que surgem rumores de a gigante de Cupertino que estará a produzir a sua visão para este tipo de dispositivos. Por exemplo, em maio de 2019, surgiu uma patente que revelava vários designs de iPhones e iPads “flexíveis”, detalhando o conceito de como as capas têm o papel de proteger o ecrã debaixo do vidro dobrável, assegurando que o resto do equipamento funciona como pretendido.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.